31 maio, 2016

Foi neste dia #286 (1469)

Há 547 anos nascia em Alcochete aquele que viria a ser o Afortunado ou Bem-Aventurado rei D. Manuel I. Razões da fortuna? 

1) Manuel herdou o trono em Outubro de 1495 por nomeação de D. João II (seu cunhado e primo direito) que morreu sem descendência, já que o seu único herdeiro legítimo morreu num acidente de cavalo em 1491; 

2) o final de 1495 foi particularmente auspicioso, dobrado o Cabo das Tormentas em 1488 e demonstrada a passagem para o Oriente a sul do continente Africano, a próxima viagem ao Oriente estava já encomendada por D. João II a Estêvão da Gama, mas por morte deste em 1497 esta incumbência passou para o seu filho, Vasco da Gama. 

As fortunas que daí vieram bem se viram na bonança que da Índia veio e que permitiu a D. Manuel dizer-se por graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves d'Aquém e d'Além Mar em África, Senhor de Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia. Resta dizer que nenhum outro rei deu o nome a um estilo arquitectónico próprio.

Sem comentários: